Será que é legal mapear ou setorizar os lugares dos convidados na festa de casamento?

Essa é uma dúvida de muitos casais. Embora seja comum nos casamentos fora do Brasil trabalharmos com lugares marcados para os convidados, a prática por aqui nem sempre é vista com bons olhos… sim, existem convidados que torcem o nariz quando tem um lugar definido para sentar na festa do casamento.

É, o assunto é polêmico e traz vários questionamentos. Por isso, eu decidi fazer este post e apontar as vantagens de desvantagens de cada forma mais utilizada para acomodar os convidados. Com a informação em mãos ficará mais fácil para vocês decidiram qual prefere não é mesmo?

1. Reserva de mesas apenas para família dos noivos: Reservamos mesas apenas para pais, irmãos e avós e restante dos convidados ficam livres para se acomodarem como quiserem. 

Lado Positivo: prático.

Lado negativo: pode acontecer de chegar uma familia de 8 pessoas e precisar se dividir em mesas separadas por não haver mais uma mesa toda vazia.

2. Mapeamento: os noivos definem e escolhem onde cada convidado do casamento vai se sentar, numeramos as mesas e demarcamos o lugar.

Lado Positivo: cada um tem seu lugar reservado a qualquer momento. A marcação dos nomes dos convidados na mesa posta traz um charme a mais.

Lado Negativo: É a forma que costuma dar mais trabalho para vocês, porque vão precisar pensar nas afinidades e particularidades de cada pessoa. Nem todo convidado fica satisfeito com o lugar que lhe coube.

3. Setorização: dividimos a festa em grupos de afinidades. Exemplo: família da noiva, família do noivo, amigos da faculdade, etc e reservamos setores que caibam todos os convidados de cada grupo.

Lado Positivo: é bem prático para os noivos (basta separa os convidados por grupo no momento de fazer a lista). Resolve problemas de acomodação entre pessoas desconhecidas.

Lado negativo: Se a equipe de recepção não estiver em bom numero pode causar longas filas na entrada da festa.

Dito isso, vou contar para vocês qual meu modo favorito: SETORIZAÇÃO! Por isso temos até mesmo as plaquinhas de acrílico para demarcar setores e nossa lista já é toda pensado para facilitar a separação dos por parte do casal. E aí? Qual vocês vão escolher?