O que você precisa fazer para casar no civil?

Muitas noivas se enchem de dúvidas quanto ao procedimento para se casar no civil, então segue aqui um resuminho para você esclarecer todas elas!

Pode ser realizado no próprio cartório mediante agendamento, em outro local, quando é realizada pelo Juiz de Casamentos e um escrevente, ou juntamente com a cerimônia religiosa (Religioso com Efeito Civil).

No caso do Casamento realizado em cartório ou religioso com efeito civil apenas duas testemunhas precisam assinar a ata da celebração, já no caso do casamento civil por diligencia (em outro local), o numero de testemunhas são quatro.

No caso do Religioso com efeito civil o cartório de Registro Civil irá expedir uma ata que a autoridade religiosa deverá ler e assinar juntamente com os noivos e padrinhos e está ata deve ser registrada em até 90(noventa) dias após a celebração do casamento junto ao cartório para que seja expedida a certidão de casamento.

Habilitação de Casamento: os noivos devem comparecer ao cartório da circunscrição deles com os devidos documentos (RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento atualizada, e averbação do divórcio se for o caso,  acompanhados de duas testemunhas com carteira de identidade (não necessariamente os eventuais padrinhos, e não podem ser os pais) de 45 a 90 dias antes da data escolhida para o casamento. Expedida tal habilitação os noivos têm o prazo de 90 (noventa dias) para formalizar o casamento (apenas civil ou religioso com efeito civil).