Quantos doces devo contratar para meu casamento?

Uma das dúvidas que sempre aparecem entre minhas clientes é: qual a quantidade de doces que devo encomendar para meu casamento?

Vamos começar falando que em matéria de quantidade de doces, bebidas e lembranças não, em hipótese alguma, vale a velha máxima de que “menos é mais”. O que quero dizer com isso é que, por mais que você esteja com o orçamento apertado, nunca contrate menor quantidade do que era necessário, pense sempre: “Melhor não oferecer do que deixar faltar no decorrer da festa”.

Por outro lado, a não ser que você tenha um orçamento sem limites ou bem folgado, você não precisa esbanjar nas quantidades contratadas. Ficaremos então com a regra de “contrate o suficiente”. E como saber a quantidade suficiente? Minha experiência de mais de 20 anos no mercado de casamentos e eventos (minha mãe inaugurou seu buffet no meu aniversário de 15 anos e eu nunca mais sai deste mundo… mas não façam as contas da minha idade agora hein… rs) faz com que eu saiba a média de consumo e eu vou contar agora:

Quando falo com minhas noivas sobre quantidades de doces sempre digo: “se você fizer 20 doces por pessoa eles vão terminar do mesmo jeito, a diferença estará em quantos doces seus convidados levou para casa”.

Então neste item temos que trabalhar com o seu orçamento: tem orçamento sobrando? Pode abusar!!! Está com orçamento enxuto: fique no mínimo suficiente, que é  6 a 8 doces por convidado.

Uma observação importante: se você tem 200 convidados faça 200 doces de cada tipo, se fizer 50 de cada vai faltar doce porque seus convidados pegarão pelo menos um de cada e terá convidado que ficará sem. Exemplo: 200 convidados = 1200 doces = 6 qualidades.

Agora, se no seu casamento vocês optaram por não servir bebidas alcoólicas, este consumo médio aumenta e você pode pensar de 8 a 10 docinhos por convidado.

Fique atenta também quanto à escolha dos sabores, você pode ser louca por chocolate, mas lembre-se que alguns convidados adoram doces um pouco mais cítricos, como limão, abacaxi e damasco, e tente mesclar as qualidades de forma que agrade a todos.