Você precisa saber disso antes de enviar os convites do casamento!

Como andam os preparativos? Já organizaram a lista de convidados? Não esqueçam de fazer uma coluna especialmente para definir como será o endereçamento de cada convite viu! Isto ajuda muito na hora que mandar para a calígrafa!!! 

O endereçamento nada mais é do que com o nome do seu convidado será escrito no envolope do convite e este é o tema deste nosso post: “Regras de Etiqueta no Endereçamento dos Convites”.

Inicialmente, acho importante analisarmos a principal dúvida das noivas: “Devo realmente seguir todas as regras de etiqueta no endereçamento dos convites? Não posso ser mais informal?”. E a resposta para esta pergunta é: Sim, você pode ser mais informal, principalmente se está planejando um casamento mais intimista, mas ainda assim, é importante seguir algumas regrinhas, que vou destacar abaixo.

Já se o seu casamento será clássico e tradicional, um endereçamento formal demonstra mais elegância desde o recebimento do convite, portanto, vale a pena seguir todas as regrinhas de etiqueta sim! Vamos enumera-las, conforme o perfil dos convidados:

  1. Casais Casados sem filhos: Deve-se usar o nome do homem com o pronome Sr. acompanhado do pronome Sra. Ex: Sr. José da Silva e Sra.

Observação importante: Hoje em dia cada vez mais mulheres tem optado por não receber o sobrenome do marido, então atente-se a este fato. Se a mulher não utiliza o mesmo sobrenome o nome dela deve vir após o Sra. Ex: Sr. José da Silva e Sra. Maria Ferreira

Se você optou pelo estilo informal pode usar o nome do casal sem os pronomes, lembrando apenas de colocar o nome do homem na frente. Ex. José e Maria.

  1. Casais Casados com filhos: Deve-se usar o nome do homem acompanhado da expressão “e Família”. Ex: Sr. José da Silva e Família.

Se o casal tem filho solteiros que não moram mais na mesma casa, o filho deve receber outro convite.

O mesmo vale para pais solteiros com filhos.

No caso do informal, vale a mesma regra sem a necessidade do pronome e do sobrenome. Você acrescentar a expressão “Ao amigo” ou “Ao Querido Tio”, conforme sentir necessidade.

  1. Convidados Solteiros: nome completo precedido do pronome Sr. ou Srta. Ex: Srta. Amanda da Silva. Se a convidada for viúva ou bem mais velha usa-se Sra.

Se o convidado tem namorada(o) deve-se colocar o nome dela(e) e neste caso o nome que vem primeiro é da pessoa que você tenha mais intimidade.

Se você está optando pelo informal, pode usar apenas o nome ou associá-lo às expressões “À amiga”, “Ao amigo”, “Ao primo”, etc.

  1. Convidados com Títulos ou Cargos Públicos de Alta Hierarquia: Deve-se usar o nome do homem precedido de Sr.(a) e o título. Ex.: Sr. Dr. José da Silva e Sra.
  1. Apelidos: evite o máximo o uso de apelidos, mesmo que esteja optando pelo endereçamento informal. Se não for possível evita-lo (você nunca chamou a pessoa pelo seu nome, por exemplo), lembre-se de colocar o nome do convidado na lista que vai ficar com seu cerimonial, pois geralmente eles não usam o apelido para se identificarem e isto gera um transtorno na confirmação de presença ou para liberar a entrada caso seja necessário.
  1. Pais, padrinhos e familiares queridos: mesmo se você está utilizando o endereçamento formal pode (e deve, na minha opinião pessoal) demonstrar carinho e consideração especial aos pais, padrinhos, avós, tios próximos. Assim, pode utilizar as expressões “Aos Queridos” e “Aos Amados” no endereçamento. Ex: “Aos Amados Pais”, “À Amada Avó”, “Aos Queridos Padrinhos”.

Neste caso, se os padrinhos têm filho crianças, não é preciso se preocupar em abrangê-los no endereçamento do convite, mas se tem filhos adultos que moram na mesma casa, o ideal seria mandar outro convite para o filho.

Uma outra dica importante para deixar aqui para você e que sempre traz dúvidas: uso a tag impressa pela gráfica coladinha ao lacinho do convite ou preciso mandar caligrafar mesmo? A resposta a esta érgunta tem a ver com o estilo do seu casamento e do modelo do convite que escolheu: se é mais informal ou moderno, pode usar a tag sem erro… mas um convite clássico pede obrigatoriamente para ser caligrafado!

Quando for contratar a caligrafa priorize pelos serviços que já entregam os convites montados (com individuais e tag de lista de presentes já anexos) e que entreguem cada um embalado individualmente no plastico de proteção, mas evite selar o plástico pois se você precisar abrir o envelope para consultar ou alterar algo da lista informada à profissional, você vai precisar rasgar a embalagem e ficará disforme.